cachoeira no brasil

10 cachoeiras no Brasil que você precisa conhecer

A gente sabe que possuem inúmeras cachoeiras no Brasil e hoje viemos fazer propaganda de algumas dessas mais belas quedas d’água. Tem coisa mais deliciosa do que relaxar em um banho de cachoeira? Temos certeza de que não!

Listamos algumas belíssimas cachoeiras no Brasil! Veja abaixo:

Para você que gosta de natureza e aventura, listamos 10 bons lugares para recuperar boas energias. Elas estão espalhadas por esse Brazilsão e podem servir para uma Operação Descarrego. Vocês podem visitá-las com amigos, familiares ou até mesmo sozinhos! Não podemos esquecer que a companhia dos outros são boas, mas a nossa própria companhia é ótima e devemos saber apreciá-la. Aproveitem 😀

Cachoeira da Farofa (Serra do Cipó – MG)

Ela está localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. O legal é que o Parque oferece aluguel de bicicletas e cavalos, caso você não esteja tão afim de fazer tudo a pé. Lá na Serra do Cipó, o caminho que leva até a portaria do Parque dura aproximadamente 2km.

Agora, a caminhada que leva até a cachoeira mescla caminhos ao ar livre, na areia e em matas fechadas.

Cachoeira da Fumaça (Chapada Diamantina – BA)

Essa aqui é uma das queridinhas dos turistas. Situada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, ela fica no Vale do Capão, uma cidade bem pequena que sequer tem sinal de celular (olha lá a oportunidade de fugir da correria do dia-a-dia!). São duas trilhas diferentes para chegar na Fumaça.

A primeira é caso você queira chegar no poço para dar aquele mergulho gostoso, para isso é necessário fazer uma trilha de 20km que dura três dias e é lotada de subidas, descidas e obstáculos. A segunda, que dá no topo da cachoeira, dura apenas 6km.

Lá, os guias cobram cerca de R$ 200 para um grupo de até 4 pessoas para fazer a segunda trilha, e cerca de R$ 1.050, por pessoa, para fazer o trekking de três dias, incluindo transporte, alimentação e equipamentos de camping.

Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro – MG)

A mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil, essa cachoeira fica em Conceição do Mato Dentro, na Área de Proteção Ambiental Serra do Intendente.  A aproximadamente 180 quilômetros de Belo Horizonte, ela tem 273m de queda d’água e fica no meio de uma super parede de pedras. Sua altura equivale a um prédio de 91 andares, e suas águas formam um poço turvo com 18 metros de profundidade. Mágico, né?

A trilha para chegar lá dura aproximadamente 1h30, porém não é tortuosa, e deve ser realizada com guias locais. O parque fica aberto diariamente das 7h às 16h e o número máximo de visitantes por dia é de 150 pessoas. Vale destacar que sua piscina natural é lotada de blocos de pedra e é preciso estar atendo durante os mergulhos.

Salto Yucumã (Derrubadas – RS)

Situada lá no sul do país, o Salto Yucumã é dividido com a Argentina. Ele fica em Derrubadas, uma cidadezinha no Rio Grande do Sul, de pouco mais de 3 mil habitantes. Ele é uma das cachoeiras no Brasil que chama atenção por sua extensão: são quase 2km de comprimento, combinados com 15m de queda d’água.

Apesar da trilha até a cachoeira durar apenas 10 minutos a pé, ao chegar no parque é necessário seguir mais 15km por uma estrada de terra.

Cachoeira do veloso (Ilhabela – SP)

Um dos lugares mais paradisíacos de Ilhabela (amamos!), a Cachoeira do Veloso se divide em uma área com três quedas. A primeira possui uma trilha de nível fácil, com aproximadamente 35 minutos de caminhada. Para as outras duas quedas, a trilha é mais íngreme e um pouco mais difícil.

De lá, é possível ter a visão de uma das mais belas vistas de Ilhabela. A Cachoeira do Veloso começa em uma praia do mesmo nome e sua trilha tem inicio em uma área particular, o camping do Sítio.

 

cachoeiras no brasil

Cascata do Caracol (Canela – RS)

Ela fica entre os municípios de Gramado e Canela, ambos no Rio Grande do Sul. Com mais de 131 metros de queda livre, a cascata fica no Parque Estadual do Caracol. Um dos cartões postais de Canela (RS), ela possui um mirante que permite observar a cachoeira ao longe. É uma das cachoeiras no Brasil com melhor infraestrutura turística.

Também é possível observar a paisagem em cima de um elevador panorâmico dentro do Parque e se você tiver interesse de chegar mais pertinho, rola descer uma escadaria de 927 degraus (uau, eu sei!) e sentir pingos d’água no rosto. <3 Ah, e as trilhas são muito bem sinalizadas!

Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu – PR)

Não podíamos deixar de citar essa! Ela é mundialmente conhecida e referência em belezas naturais do planeta. As cataratas estão na fronteira entre o Brasil e a Argentina, e ficam no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR).

As cataratas contam com, ao todo, 2.700 metros de extensão, sendo 800m em território brasileiro. Elas têm mais de 260 quedas, com 70 m de altura e um imenso fluxo de água! É legal também que, entre as cachoeiras no Brasil, elas são uma das poucas que possuem saltos e quedas com nomes próprios. O mais famoso é o Garganta do Diabo, mas também tem o Floriano, Deodoro, Benjamin, Constant, entre outros.

O parque está aberto todos os dias, das 9h às 17h. Não é possível nadar nas cataratas, mas só de contemplar toda sua beleza já vale o passeio, né!?

 

cachoeiras no brasil

Cachoeira Santo Isidro (Parque Nacional da Serra da Bocaína – SP)

Essa belíssima queda d’água fica entre o Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), lá no Parque Nacional da Serra da Bocaína. Sua queda tem aproximadamente 50m de altura e forma um poço com fundo de areia. Bom que não tem aquele perigo de se machucar ou chutar algumas pedras!

O único município que tem acesso à região é São José do Barreiro, em São Paulo. Com alguns hotéis e pousadas, é lá que você vai conseguir se hospedar. Para chegar em Santo Isidro, a trilha tem duração de 15 a 20 minutos. Com 1,5km, ela te leva até o topo da cachoeira. Para dar um mergulho, é só descer pelas pedras. Já que são escorregadias, é importante tomar cuidado e ficar atento!

Cachoeira do Itambé (São Benedito das Areias – SP)

Uma das mais bonitas cachoeiras em São Paulo, ela está localizada no município de Cássia dos Coqueiros. O paredão de 84 metros de altura possui uma queda d’água de alto volume.

Para acessá-la, é necessário ir até o camping do Zé Manso e pagar uma taxa de visitação. Assim, desde o centro da cidade até a cachoeira do Itambé, são realizados aproximadamente 4 km de trilha. Próximo à Cássia dos Coqueiros também estão outras cachoeiras e riachos que vale a pena conhecer.

E agora que você já conhece 10 lindas cachoeiras no Brasil para passar um tempo livre no final de semana, conta nos comentários de qual você gostou mais e porquê!

 

Leia também:

Deixe uma resposta